terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Caos camamuense!!! Quem é o culpado????

Conversando com minha vizinha Dona Petelina, aquela mesma que tem bobes no cabelo, é louca por política e fã de carteirinha do meu Blog, ela, olhando pela varanda da casa dela e constatando que nossa cidade está um tanto quanto esquisita (para não colocar uma palavra mais pesada), me olhou com aqueles olhinhos que a terra está perto de comer e me perguntou: "De quem é a culpa desse caos na nossa cidade, mizifiu???" Eu, com a delicadeza de um jumento, respondi: "Minha é que não é...". Mas a pergunta daquela senhora maribunda me fez pensar. De quem será a culpa desse caos, tanto político quanto administrativo, na nossa majestosa Camamu??? Tentarei responder.

Poderia culpar a Justiça. Sim. A JUSTIÇA!!!! Afinal, não foi ela quem deu posse ao atual gestor em pleno período eleitoral? Será que não sabia ela, a toda poderosa, que isso não acabaria bem? Não foi a justiça também quem demorou para julgar os processos de impugnação dos candidatos a prefeito, permitindo assim que dois candidatos inelegíveis disputassem o pleito e causassem a essa maior balburdia na qual nos encontramos? Mas não. Não culparei a justiça.

Poderia pôr a culpa nos candidatos. Foram eles, eximindo aí o candidato Chico Vasconcelos, que bancaram  uma campanha mesmo sabendo que não teriam chance nenhuma se tornarem aptos a disputar as eleições. Podemos dizer que enganaram boa parte da população, tiveram seus votos anulados e colocou o município nessa situação de incertezas. Teremos novas eleições? Teremos algum prefeito diplomado no dia 19 de dezembro? Perguntas sem respostas devido as ações dos nossos candidatos. Mas mesmo assim, não culparei os candidatos.

Poderia culpar a mídia regional, que vende espaços na sua programação e veicula noticias mentirosas para confundir o eleitor. Uma mídia tão corrupta quanto os corruptos que a compram. Poderia muito bem ser a culpada pelas mazelas do nosso município. Mas não culparei a mídia corrupta.

A culpa é nossa. Somos nós os responsáveis pelo caos camamuense. Nós que temos a maior arma de todas na nossas mãos e que não a usamos de forma correta. Nós que nos deixamos enganar por políticos mentirosos, que trocamos nosso voto por favores, por empregos, por blocos ou qualquer outra coisa que nos traga alguma vantagem. Nós que votamos por interesse próprio, não pelo interesse coletivo. Nós que somos coniventes com licitações fraudadas, com desvio de verba da educação, com super faturamento de notas fiscais. Nós que deixamos de votar em pessoas decentes para votar em quem já conhecemos a história. Nós. Somente nós.

Espero que NÓS (me incluo nesse rol), em caso de nova eleição, paremos para refletir sobre o que é melhor para nossa cidade. Deixemos de lado nossos interesses pessoais. Pensemos mais no nosso bem maior. Camamu. Afinal, cantamos com tanta vontade o nosso hino e dizemos que "teus filhos de ti tem orgulho, Majestosa Camamu", mas esquecemos de perguntar: será que nossa Majestosa Camamu tem orgulho de seus filhos pelo que eles fazem com ela? Fica a dica...

Um comentário:

Drica disse...

Otimo texto André a população Camamuense precisa tirar essa viseira do conformismo e do interesse proprio!!! A população de Camamu repete a historia do ratinho de "quem mexeu no meu queijo" , que tinha medo da mudança e de apostar no novo, mas em algo inovador e palpavel de verdade, não é no velho maquiado de novo!!!