segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Ensaio sobre Galvão Bueno

Há tempos que desejo fazer duas coisas: voltar a escrever no meu blog, e tecer uma opinião a respeito de Galvão Bueno. O blog foi repaginado, volta com novo layout, novo nome e novo endereço.
A opinião acerca de Galvão, começa agora....
Não tenho duvida nenhuma que o narrador esportivo Galvão Bueno é o maior profissional do ramo em atividade no Brasil. A forma como ele narra os eventos esportivos passa uma emoção genuína, que contagia o telespectador e nos faz sentir como se fizéssemos parte daquele momento. O seu patriotismo, no momento em que o Brasil passa por uma crise de pessimismo exagerado, nos faz sentir orgulho de sermos brasileiros. 
mas é claro que GB não é perfeito. Tem os seus defeitos como todo bom profissional. As vezes tece comentários sobre o que não entende, quer passar a imagem de sabe tudo e até destrata os colegas de transmissão. Mas, atire a primeira pedra na tela do computador quem nunca errou no exercício da sua função. E isso não é, creio eu, motivo para execrarmos qualquer profissional que seja.
O fato de Galvão não ser uma unanimidade não nos dá o direito de agressões gratuitas a ele. Quem não gosta, mude de canal, ponha a TV no mute, saia de casa, vá tomar uma cerveja ou faça o que bem entender. O que não pode acontecer é uma ínfima parcela da sociedade, passar a imagem para o resto do mundo de que os brasileiros são trogloditas, truculentos e mal educados como ocorreu na transmissão do último UFC RIO, onde pessoas gritavam palavras impublicáveis com o único intuito agredir um profissional no seu local de trabalho. 
E se a moda pega? Teria eu direito de agredir o gerente do meu banco por que o atendimento prestado não me agrada? Teria eu direito de agredir o apresentador do telejornal que passa notícias tendenciosas? Poderia eu socar o jogador do meu time pelo fato do mesmo não ter sido campeão? Repito: não temos o direito de agredir nenhum profissional. Outras formas de protesto são bem mais eficazes. 
Que o povo brasileiro não seja mais obrigado a passar por constrangimentos como o ocorrido no MMA. Iremos sediar uma Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. Que nossos visitantes levem de nós uma imagem de um povo festivo, alegre e educado. Não de um povo mal educado, como meia dúzia de babacas querem passar.

Nenhum comentário: