terça-feira, 27 de novembro de 2012

O futebol é nosso...

Minha vizinha, aquela senhora de bóbis na cabeça. Aquela que é apaixonada por política e leitora de carteirinha desse Blog xexelento. Pois essa véia, quando soube qual seria o tema dessa minha postagem, botou sua cabeça "bobiada" pra fora da janela, olhou para a minha face e berrou, com toda sua já mirrada força: "TRAIDOR...". Olhei para ela com meus olhinhos de pidão, fiz cara de triste e respondi: "Calma dona PeTelina; prometo que A PRÓXIMA será sobre política...".

Eu não podia deixar de falar do assunto mais comentado desta e das próximas semanas em todos os anais futebolístico aqui no Brasil. E logo de cara aproveito para perguntar: "Onde cargas d'água estavam com a cabeça José Maria Marín, presidente da CêBêFê, e o seu vice, aquele cidadão investigado pela Polícia Federal, Marco Polo del Nero (nome bunito da zorra) quando demitiram o técnico Mano Menezes da MINHA seleção, pouco meses antes da Copa das Confederações???". Logo agora que o cara tava achando um padrão de jogo??? Os jogadores entrosadinhos, motivadinhos e todos os inhos possíveis e imagináveis. Por que não fez isso logo após os Jogos Olímpicos, mízéra??? O motivo foi político ou futebolístico??? Perguntas sem respostas. E eu também já superei isso. Bola pra frente, que atrás (de lá ele) vem gente.

Rei morto, rei posto. Começa agora uma série de especulações acerca do nome que irá ocupar o cargo mais importante desse nosso Brasil. Felipão larga na frente, seguido de Muricy Ramalho e Tite. E até Pep Guardiola postula entre os prováveis treinadores do escrete canarinho. E com um certo favoritismo. E é aí que o bicho começa a pegar.

Será que realmente precisamos de um treinador estrangeiro para comandar um dos maiores símbolos dessa nação, no maior evento de futebol do mundo, que será realizado no nosso país? Sérgio Xavier, colunista da Revista Placar, disse muito sabiamente ao André Rizek (oto nome bunito da zorra) no programa Redação Sportv, que o povo brasileiro não quer o Pep Guardiola. Quer a forma de jogar do Barcelona de Pep Guardiola. Então, pera aí: Se queremos somente a filosofia do cara, por que não pegarmos SÓ esta filosofia??? Tem que trazer o pacote completo??? É tipo McDonald's? Pra comer o sanduíche tem que levar a bata frita e o refrigerante também???

Mas tem mais: essa filosofia que ele aplicou no Barça de Messi, ele aprendeu, adivinhem com quem??? Com o futebol brasileiro dos anos 80. Olha que louco. Queremos contratar um cara de fora, porque ele aplica um estilo de jogo que NÓS ensinamos a ele. Eu tô quase dando um tiro em Dona PeTelina de tão doido que eu tô ficando. O que fizeram com nosso futebol??? Aonde vamos parar??? E não venham me dizer que é xenofobismo não. E eu também tô pouco me lixando para essa espanholização do futebol mundial. Somos ou não somos o país do futebol? A pátria de chuteira? Éramos.

Politizaram o nosso amor maior. Fizeram com que os nosso jovens adorem os jogadores deles e ignorem os nossos. Torçam para os times deles e desprezem o nosso. Acompanhem os jogos deles e releguem os nossos. Mas eu não desisto. Digo e sempre direi que futebol bom é o nosso. Emoção como no nosso não há. Craques como os nossos tampouco. Pode até aparecer um Messi aqui, um Maradona acolá. Mas nada que se compare a Ronaldo, Romário, Zico, Sócrates, Bebeto, Garrincha, Tostão, Pelé, entre dezenas de outros. Podem acreditar no que eu digo: futebol bom é o nosso. E com gente nossa.

P.S.1 - Me façam o favor. FULECO??? Querem me envergonhar de vez, é cambada????

P.S.2 - Dona PeTelina, eu juro. Amanhã sai a postagem sobre política.

Um comentário:

Chico Vasconcelos disse...

Meu irmão, não sofra, nós já fomos estuprados pelo acordo Marin, Del Nero e Dilma. Eles já escolheram o Felipão. Agora, só resta relaxar e gozar, como bem ensinou a ministra Marta Suplicy. O Mano é competente, tinha projeto, é sério. Aí meu irmão é dose demais para a cabeça deles. Este é o nosso Brasilzão.